Estava aqui pensando no que escrever para dar uma atualizada no blog...rsrsrs e me deparei justamente nesta palavra... ATUALIZAR... e lembrei de um trabalho que estou realizando para a matéria de História da Comunicação...... você deve estar se perguntando o que tem a ver a palavra atualizar com essa disciplina?! Pois bem caro leitor, explicarei:
Estamos com um pé em cada balsa em um mar agitado... O que é isso meu Deus do céu??!! crises de paradigmas.... Modernidade x Pós-modernidade.... atualidade, história do hoje.. O que está acontecendo?
Logo de cara quando a professora falou deste trabalho pensei: - falaremos do hoje?! Great!... 10 na certa. Mas ao desenrolar pude perceber que discutir o hoje é muito complicado...
Falar do hoje é quase que indispensável pensar no ontem sabe aquela coisa de movimentar os pensamentos e fazer dialética, coisas de Marx. É necessário fazer isto para pensarmos no hoje e discutirmos o amanhã.
Pararemos com essa enrrolação. Na verdade, nem eu sei bem como escrever isso. Coloco minhas indagações a fim de que possamos esclarecer juntos esses “novos paradigmas”.
As relações sociais estão em crise e isso é fato. Os aspectos da pós-modernidade vêm aparecendo cada vez mais, ops...... cada vez mais? acho que não. Ela está mais presente do que imaginamos. Paremos de utopia, o mundo está perdido (é o que pensam os mais antigos nos aspectos negativos dessa nova pós-modernidade, se é que é possível falar desses aspectos). As regras estão mudando... perae!!! Elas já mudaram... é claro que na prática, porque na teoria é outra coisa.
Posso exemplificar que essa realidade já acontece. A ciência está mais evoluída do que imaginamos. Há um teste de DNA que mostra a tendência que você possui para ter um câncer de mama, as mulheres já vão ao cirurgião tiram os seios e colocam silicone, afastam delas o problema que possivelmente terão, visto que, o câncer de mama é uma doença hereditária.
Os relacionamentos amorosos já não são como antigamente (se é que podemos usar esta palavra), homem casa com homem, mulher com mulher e adotam crianças ou fazem inseminação artificial.
A família não é mais aquela clânica está se desmembrando em mil pedaços e os amigos acabam sendo os grandes companheiros e considerados mais parentes dos que realmente deveriam fazer este papel.
O trabalho de hoje não possui tantas regras de horários, bater cartão é coisa do passado, a vestimenta também, na porta da empresa Google há uma placa enorme com a seguinte frase: “A criatividade não depende da roupa que você usa... Venha trabalhar como quiser”.
A religião é mais uma opção do que uma obrigação.
A tecnologia está mais presente do que nunca, hoje é possível colocar um chip por dentro da pele de um animal ou de uma pessoa e você pode localizá-la onde ela estiver pelo GPS (louco não?) E por ai vai... tudo mudou e os meios de comunicação também.
A realidade é multifacetada e caímos no mesmo questionamento que sempre fizemos – Devemos acreditar em tudo o que é passado??.
Com isso, digo a todos vocês leitores, reflitam sobre a atualidade, seja pela filosofia, ciência, sociologia, religião ou outra qualquer.
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)